domingo, 18 de outubro de 2009

BRUXA 4 - Marcia Frazão - A cozinha da bruxa




"O caminho da bruxaria é o caminho da doçura. Porque o verdadeiro significado da bruxaria é repartir o que sabemos com aqueles que não sabem. Quando estamos trabalhando, o estamos fazendo sempre em função de alguém ou de alguma coisa. Para ser uma bruxa, basta estar aberta aos apelos da natureza. Na bruxaria o grande mestre é você mesma, só você pode direcionar sua energia para o mundo da magia. Você deve se encontrar de posse de si mesma. A principal lição que uma bruxa deve saber de cor é o Amor. Sem ele nenhum feitiço dá certo. É preciso amar muito para poder dizer-se bruxa. Uma bruxa não se exibe perante os outros e não cai em vaidade. A divindade é discreta e , por isso, luminosa. Lembre-se do segredo da Lua: silêncio e luz."


"Quando uma bruxa fala de seu dia-a-dia, ela fala sobre coisas simples e banais. 
Um provérbio indígena norte-americano mostra o significado da bruxaria: 
Grande Espírito Assegure que eu não critique meu vizinho antes de ter andado uma milha com seus mocassins. A bruxaria é uma profundo amor ao próximo, porque somos parte de uma mesma energia. Cabe às bruxas restaurar a simplicidade de existir. Uma bruxa é alguém comum que trabalha como uma formiguinha silenciosa, sem se preocupar com sua imagem mística. Nós, bruxas, somos avessas ao Poder, pois sabemos que o Universo é formado de 2 forças que se atraem - a feminina e a masculina. O Poder é o prevalecimento de uma dessas forças, é o desequilíbrio. Se você já vive um pouquinho de equilíbrio, pode-se considerar uma bruxa. Ser bruxa é essencialmente o caminho da busca do equilíbrio. 
Uma verdadeira bruxa sabe que é no dia-a-dia que se encontram as grandes verdades. Só o cotidiano pode nos iniciar."



" Transformar-se em bruxa é um processo lento e cheio de cuidados. É necessário um doce encanto da grande Mãe Terra: o trabalho da Lua e seus ciclos, o calor do Sol e a dança silenciosa dos Astros. De repente você se vê perdida observando o passar das nuvens, o colorido da natureza, arrepiando-se com o vento morno das tardes de verão, sentindo o fluxo da Lua em seu corpo, e, quando se dá conta, aconteceu: a bruxa nasceu! Outras coisas acontecem, como o telefone tocar e se saber quem é, pensar na pessoa e ela aparecer. Mas a alquimia do cozinhar é uma das experiências mais fortes na velha arte da bruxaria.
Quando se cozinha, os elementos estão em nossas mãos, fazemos o supremo feitiço da transmutação da matéria. A transformação do trigo em pão, do vinho em vinagre, o poder mágico dos ingredientes. Com o ato de cozinhar você se verá com a sensibilidade da Lua, o profundo olhar prateado que tudo vê e descobre. Cozinhar é o mais sagrado ritual. No ato de transformar os alimentos estamos nos transformando. Claro que quem cozinha sem amor e concentração, como se fosse um sacrifício, produz alimentos sem mágica, sendo só um amontoado de massa que se digere sem prazer. O ato de cozinhar, quando realizado ritualísticamente, é o meio mais eficaz na feitura de feitiços. Com ele aprendemos o ato da concentração (aspecto muito importante na feitiçaria) e a gentileza dos gestos (essencial nos rituais).
No mexer com uma simples colher de pau, estamos penetrando na grande espiral da vida, e a cada volta de colher podemos enxergar mais claramente nosso caminho. Quando se está traçando a espiral, nossos movimentos entram em harmonia com nossa respiração e o equilíbrio se faz. Com o calor do fogo sentimos o tempo em que guardávamos a chama sagrada, quando éramos as sacerdotisas dos templos. A cozinha traz os mistérios da delicadeza, nela habitarão todas as forças da natureza."





(Marcia Frazão - A cozinha da bruxa)

Bjuú

0 comentários:

Postar um comentário

Oiie ficou muito grata por receber seu comentário. Saiba que isso é um incentivo para que eu continue postando! Obg e volte sempre!!